A Cidadania em Saúde pressupõe a construção de uma imagem positiva das pessoas, como agentes indispensáveis de uma sociedade inclusiva, participativa, ativa e saudável. Neste sentido, a forma como cada pessoa gere o seu próprio capital de saúde ao longo da vida, através das opções individuais expressas no seu estilo de vida, constitui-se como uma questão fundamental na promoção da saúde individual e coletiva.
Entende-se Literacia em Saúde como a capacidade para tomar decisões informadas sobre a saúde, assumindo as instituições de Saúde um papel fundamental na promoção do processo educativo, proporcionando capacidades indispensáveis para o autocuidado. Assim, o Projeto Construir Pontes enquadra-se no âmbito do Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados que assume como principal finalidade contribuir para a melhoria da educação para a saúde, literacia e autocuidados da população, promovendo desta forma a cidadania em saúde, tornando as pessoas mais autónomas e responsáveis em relação à sua saúde, bem como à saúde dos que deles dependem (DGS, 2016).
Do mesmo modo intervir sobre os Determinantes de Saúde revela-se como uma estratégia primordial, ao favorecer uma abordagem sistémica e holística, fundamental para a obtenção de mudanças positivas nos estilos de vida da população. O presente Projeto vai igualmente ao encontro dos objetivos do Programa Nacional de Intervenção Integrada sobre Determinantes da Saúde Relacionados com os Estilos de Vida que assume como finalidade “contribuir para a obtenção de ganhos em saúde e qualidade de vida” através da cooperação e envolvimento de outros sectores, e do próprio cidadão, de modo a criar ambientes saudáveis na prevenção da doença e na promoção da saúde (DGS, 2004).
Visto que a UCC Aveiro é uma Unidade Funcional do ACES Baixo Vouga, em que um dos objetivos da sua intervenção visa a capacitação de indivíduos e grupos da comunidade, considera-se que o Projeto Construir Pontes poderá contribuir para respostas integradas no que concerne à saúde e bem-estar dos utentes das IPSS’s do Concelho de Aveiro.
População alvo
Cuidadores e utentes das IPSS’s do Concelho de Aveiro.
Objectivos
A. Estabelecer parcerias comunitárias com as IPSS’s do Concelho de Aveiro, na salvaguarda da promoção da cidadania em saúde na comunidade;
B. Sensibilizar para a importância da adopção de estilos de vida saudáveis de forma a capacitar a população alvo para escolhas mais adequadas à condição de saúde.